- DESTINOS
- Ilhas
- GRANDES VIAGENS
- Viagens Temáticas
O Vietname fica localizado no Sudeste Asiático. Alguns dos pontos turísticos mais populares deste país são a antiga capital imperial de Hué, o Parque Nacional de Phong Nha - K' Bàng, Hoi An e o Santuário de Mi-sön, sendo que os três últimos são considerados pela Unesco como Património da Humanidade.
É muito fácil divertir-se nesta região, uma vez que existe muito para descobrir. Em Hanói encontra alguns dos mais importantes marcos históricos desta cidade como o Mausoléu de Ho Chi Minh, o templo de Pilar, Tran Quoc, Quan Than, o Templo da Literatura e Ngoc Son. Aproveite para passear a pé pelo bairro antigo e ao final da tarde assista a um espetáculo tradicional de marionetas, no Teatro Thang Lon.
Localizada a norte, vastas extensões de arrozais do vale do delta do Rio Vermelho vão desaguar em Halong. A sua enorme beleza, com mais de três mil ilhotas de rocha calcária que se erguem do mar, apresenta um cenário de uma impressionante beleza, sendo por isso considerada Património Mundial da Unesco.
Outro local que é obrigatório descobrir é Hoi na, onde o centro histórico está em harmonia com a tranquilidade das plantações de arroz e a praia de areia branca e água quente. Classificado como Património Mundial da Unesco, vale a pena descobrir passeando a pé ou de bicicleta, aproveitando para desfrutar do seu comércio e restaurantes, terminando o passeio nos templos de My Son. Em Hué, passando por Hai Van, desfrute da praia de Lang Co, conheça a Cidadela Imperial e o mercado Dong Ba. E, mais uma vez, a pé ou de bicicleta, aprecie a beleza da cidade antiga e do lago Tinh Tam.
Ho Chi Minh, em tempos conhecida como Saigão, é a maior cidade e principal centro financeiro do Vietname. Cidade de contrastes, onde arranha-céus, hotéis e restaurantes coabitam com bancas de venda de produtos na rua. É, juntamente com Hanói, um dos principais pontos de entrada para milhares de turistas. Prepare-se para se surpreender com os túneis Cu Chi, usados pelos soldados vietnamitas para se movimentarem durante o tempo da guerra.
Outro local de interesse é My Tho, onde se recomenda um passeio de barco até Ben Tree, com passagem pelas ilhas do Dragão, do Unicórnio e da Tartaruga. E ainda uma visita a uma fábrica de doces típicos e um passeio em Xe Loi (transporte local) pelos jardins de coco.
A não perder: um passeio pelo delta do Mekong, onde se descobrem pequenas aldeias perdidas no tempo e paisagens de tirar o fôlego.
Bali: Os
belos e calmos campos de chá e de arroz. Descubra Dempassar, a movimentada
capital da província de Bali, e o Templo de Tanah Lot, localizado à beira-mar.
Visite o Parque de Elefantes, no interior da ilha, e as belas praias, com
destaque para a Praia na Baía de Jimbaran, onde se realizam cerimónias de casamento
ou se desfrutam de luas de mel. Se visitar a Ilha de Ubud, pode descobrir belas
plantações de arroz, na Ilha de Lombok, plantações de chá. Recomenda-se ainda a
descoberta da Ilha de Lembongan, ainda pouco explorada, mas encantadora pela
sua beleza natural.
Dubai: Um passeio para admirar o luxo desta cidade verdadeiramente cosmopolita. Não pode deixar de visitar o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, de apreciar o Burj Al Arab, um hotel de sete estrelas, de se deslumbrar no Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo, de fazer um passeio de jipe pelas dunas e de se divertir na pista de ski no Mall of the Emirates.
Índia: Não pode perder a movimentada Deli, cidade antiga e cheia de contrates, onde velhas tradições coabitam com a mais moderna tecnologia. Para quem gosta de compras, sugerimos Rajastão, onde se pode deliciar com os mercados e com o colorido das ruas. Ver de perto o Taj Mahal, edifício que representa o amor, é magnífico, mas assistir ao nascer do sol ali é de tirar o fôlego. Referindo paisagens deslumbrantes, a visita não está completa sem assistir ao nascer do sol nas margens do rio Ganges, em Varanasi, e sem conhecer as praias de Goa.
Malásia: Vale a pena acampar uma noite na floresta e conhecer as
plantações de chá nas Terras Altas. Em George Town irá descobrir a combinação
perfeita entre cultura e arquitetura, ao descobrir templos chineses, mesquitas
e arranha-céus que se mesclam dando origem a uma cidade deslumbrante e um pouco
misteriosa. Nas Terras Altas de Cameron, o ar, fresco, é perfumado pelas plantações
de chá e pelas quintas de produção de morangos. O centro histórico de Malaca é
Património Mundial da Unesco, sendo um lugar onde se pode descobrir inúmeras influências
portuguesas, holandesas e britânicas.
Ras Al Khaimah: Visita às Tumbas de Fashghah, à vila de Ghalilah e à ilha de Hulaylah.
Senegal: Não pode deixar de conhecer o Lago Rosa, mas existe muito mais para descobrir: a capital Dacar, a ilha de Gorée, localizada a dois quilómetros ao largo de Dacar, o delta do rio Saloum, e o Parque Nacional de Niokolo-Koba, ambos considerados Património da Humanidade, pela Unesco, e St. Lois, no extremo norte do país, com um centro histórico, igualmente distinguido pela Unesco.
Sri Lanka: Este é mais um local onde ainda se sente uma forte ligação com
Portugal, pelo que é indispensável conhecer Galle, cidade fortificada no Sul,
por onde passaram os portugueses. Ainda, a não perder: Anuradhapura, a cidade
histórica, o Pico de Adão, o Templo de Dambulla e a cidade sagrada de Kandy,
onde se encontra o Templo do Dente de Buda. Finalmente, os 15 parques naturais
do país.
Tailândia: Deve começar pela capital, Banguecoque, cidade espetacular, repleta de grandes templos e monumentos, mas também plena de cor, sons, sabores e movimento. Descubra Maya Baya, a mais famosa praia da Tailândia e Khao Phing Kam, também conhecida como a ilha de James Bond, devido ao filme que lá foi rodado. Visite também as Ilhas Phi Phi e Phuket, onde não faltam praias e muita animação.
Vietname: A capital Hanói. Não pode deixar de visitar a impressionante baía de Halong, com as suas 1600 ilhas e uma paisagem de extraordinária beleza, a cidade de Hoi An, acolhedora e tradicional, o mausoléu de Ho Chi Minh, popular líder do Vietname e os túneis de Cu Chi vietcongues. Este local histórico é constituído por mais de 120km de túneis subterrâneos, com áreas tão distintas como cozinhas, armazenamento de armas, hospitais e centros de comando. Por fim, os inesquecíveis Monumentos de Hué, que são Património Mundial da Unesco.
Num mundo cheio de locais que valem a pena serem visitados,
é certo que a dificuldade está na escolha do destini; mas esse é um falso
problema, porque o mais importante é viajar e todos os locais têm o seu encanto
natural, próprio,único.
Seja a intocável Tailândia que ao longo de séculos tem
preservado a sua essência, sejam os impressionantes socalcos de plantações de
arroz do Bali, seja ao Sri Lanka, verdadeiro paraíso terrestre, ou o futurista
Dubai, feito de contrastes, este é um conjunto de locais de sonho que não
podemos deixar de visitar, pelo menos uma vez na vida.
Por isso, é sempre tempo para fazer as malas e partir...