- DESTINOS
- Ilhas
- GRANDES VIAGENS
- Viagens Temáticas
__________________________
Cuba fica localizada na América Central, no mar das Caraíbas. O seu clima é tropical, moderado por ventos alísios, vindos do Nordeste, que sopram durante todo o ano. A temperatura média do ar é de 21°C, em janeiro, e 27°C, em julho.
Na sua capital, Havana, podemos fazer uma viagem no tempo, recuando até aos anos 50. Vale a pena conhecer o seu centro histórico, declarado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade, passar pelo Palácio Presidencial, Parque Central, Capitólio, Bar-restaurante "Floridita", "La Bodeguita del médio", Praça da Catedral e Praça de Armas. Recomenda-se ainda a passagem pelo Malecón, pela Universidade de Havana e pela Praça da Revolução. Não pode deixar de visitar uma fábrica de tabaco e o Museu do Rum.
Em Viñales, a cerca de 400 km de Havana, recomenda-se a visita a uma típica quinta de plantação de tabaco, "Ranchon Las Barrigonas", e a uma fábrica de tabaco. Passeio pelo Parque Nacional Valle de Viñales, declarado pela Unesco como Paisagem Cultural Protegida, e conhecido pelas suas montanhas de cumes redondos e pelas inúmeras grutas. Visita ao mural da pré-história, uma obra de arte de 120 metros, pintada num rochedo. Recomenda-se ainda a paragem no miradouro dos Jasmins, para apreciar a magnífica vista do vale e um passeio de barco para visita à gruta "Cueva del Indio".
Outro ponto que vale a pena descobrir em Cuba é Cienfuegos, única cidade cubana fundada por franceses, e o seu Parque Central, o Teatro Tomás Terry e o Palácio do Vale.
Em Trinidad, cidade museu declarada Património da Humanidade pela Unesco, passeie pelas ruas empedradas e pelos magníficos edifícios coloniais, visite o Museu Romântico ou o Palácio Cantero.
Em Santa Clara, recomenda-se a visita ao Mausoléu Che Guevara e ao monumento ao comboio blindado, comboio que foi tomado pelos guerrilheiros, na estratégica batalha de Santa Clara.
Mas Cuba também são praias e o difícil é escolher a melhor. Escolha entre várias e maravilhosas extensões de areia fina e dourada, verdadeiros paraísos naturais de águas cristalinas, cuja temperatura média é de 26ºC.
1. Praias inesquecíveis: Da imensidade de praias de aérea branca a pequenas baias onde se sentirá o ultimo habitante do planeta, do grandioso Oceano Pacífico ou do imponente Atlântico ou ainda das águas calmas e límpidas do mar das caraíbas, as praias destas regiões ficarão para sempre nas suas memórias.
Aruba: Para além das praias paradisíacas, não deve deixar de descobrir a capital, Oranjestad, com a arquitetura de forte influência holandesa, as lojas e os restaurantes que convidam ao lazer. Ainda, a não perder, um passeio pela ilha, sendo que pode alugar uma viatura para o fazer, e poder descobrir a beleza natural e as paisagens de tirar o fôlego. Em Aruba, não pode deixar de assistir à beleza do pôr-do-sol no Mar do Caribe.
Colômbia: Bogotá é uma cidade cheia de vida, onde o Museu do Ouro se destaca pela sua grandiosidade. É ainda obrigatório conhecer Cartagena, cidade colonial num impecável estado de conservação, mergulhar nas suas águas tépidas e cristalinas, descobrir o Parque Nacional Tayrona, que combina praia e montanha, e conhecer o eixo cafeeiro, algo que liga fortemente a Colômbia a Portugal.
Cuba: Chegar a Havana ou a Pinar del Rio, a única região na ilha a produzir charutos havanos, é embarcar numa viagem no tempo, bem como Trinidad, a cidade colonial mais bem preservada das Caraíbas. A não perder: o Valle de los Ingenios, um centro de produção de açúcar, considerado Património Mundial pela Unesco, e os Cayos e as suas encantadoras praias, que parecem saídas de um postal.
México: Tem 26 locais considerados Património Mundial, pela UNESCO, que mereceriam por si só uma visita, mas tem ainda encantadoras cidades coloniais, as raínas maias de Chitzén Itza, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, praias deslumbrantes, os famosos cenotes (grutas onde se pode mergulhar) e as inebriantes bebidas típicas, margaritas.
Peru: Lima é uma capital vibrante que vale a pena visitar, mas a
experiência de viajar no rio Tambopata e entrar na selva amazónica é única.
Ainda, a não perder: o Lago Titicaca, localizado na fronteira com a Bolívia e o
mais alto do planeta, e as linhas de Nazca, construções enigmáticas visíveis
desde o céu. Não pode deixar de visitar Machu Picchu, também chamada de "cidade
perdida dos incas", classificada Património Mundial, pela Unesco, e eleita uma
das sete maravilhas do mundo.
Cinco séculos não foram suficientes para que o viajante da
nossa época, deixasse de fantasiar sobre as belezas e riquezas destas terras
longínquas.
Praias paradisíacas, cidades coloniais ou megametrópoles, civilizações
perdidas, patrimónios da humanidade, culturas mescladas, natureza no seu estado
mais puro, gastronomias riquíssimas são algumas das razões que leva o
imaginário de qualquer europeu a vaguear pelo continente Americano.
Visite os Parques Nacionais Canadianos, assista à semana de
Jazz de Montreal, deslumbre-se com as imponentes Cataratas do Niágara, perca-se
nos museus na cidade da "Big Apple"-Nova Iorque, divirta-se com a família nos
diversos Parques temáticos de Orlando ou no centro Aeroespacial, viva o
realismo mágico e a diversidade na Colômbia, conjugando a vida moderna com a
herança histórica com um toque de "Sabrosura"- uma forma de estar única da
Colômbia; deixe o imaginário e venha embrenhar-se no verde perfurado por raios
de sol nas florestas da Costa Rica e na imponência dos seus vulcões e
biodiversidade, não perdendo um banho nas praias selvagens banhadas pelo Pacífico;
nos ritmos frenéticos de Cuba com as suas calmas praias das Caraíbas e uma
vibrante história e gastronomia; na maravilha da engenharia que o canal do
Panamá nos transmite, num país em evolução permanente; na cultura ancestral do
Peru que o fará recordar civilizações milenares entretanto desaparecidas e a
sua riquíssima gastronomia.
Razões para fazer as malas são inúmeras pelo que não será
difícil encontrar a sua.