- DESTINOS
- Ilhas
- GRANDES VIAGENS
- Viagens Temáticas
Fuerteventura é a segunda maior ilha das Canárias, conhecida sobretudo como um destino de férias. Localizada a cem quilómetros da costa de Marrocos, possui uma paisagem muito diversificada e que varia entre os áridos picos de antigos vulcões às enormes extensões de dunas. A capital da ilha é Puerto del Rosario.
Esta é uma ilha dotada dos mais extensos areais brancos do arquipélago das Canárias, com cerca de 150 praias, onde pode desfrutar do sol. Constituída por pequenas cidades rurais, compostas por antigas casas de pedra e capelas antigas, paisagens contrastantes com a costa plana e praias a perder de vista. Existem muitos pontos onde pode desfrutar dos ventos alísios, com condições para a prática de desportos como o windsurf, kitesurf, canoagem, mergulho ou vela e que ajudam a suportar as altas temperaturas no verão. Grandes dunas de areia, praias desertas e povoações rurais são as principais características da ilha.
Imagine que chega a um local com um extenso litoral de águas cor de esmeralda e areia branca e que ainda encontra a fantástica gastronomia da região como os pejines, que são pequenos peixes secos ao sol e depois assados, as papas arrugadas, que são batatas pequenas cozidas e colocadas depois na brasa e ainda os queijos com denominação de origem.
Pode praticar atividades aquáticas, alhear-se de tudo, passeando pela margem solitária de uma praia virgem, degustar algum peixe fresco da zona ou, simplesmente, sentar-se a contemplar um bonito entardecer. É que mais de 150km de praias dão para muito.
Não deixe de descobrir a montanha de Tindaya. Considerada antigamente uma montanha sagrada, com propriedades mágicas, as suas pinturas são um testemunho do passado e das gentes que por lá habitaram.
Betancuria, a antiga capital, também merece uma visita. Fundada em 1404, alcançou o seu apogeu durante o século XVIII graças às excelentes colheitas de cereal de sequeiro. Um passeio permite perceber melhor como era antigamente a vida nesta ilha. Descubra alguns templos antigos como as igrejas de Santa Maria e de La Concepción, as ermidas de Santa Inés e de Nuestra Señora de la Peña e o antigo convento franciscano de San Buenaventura.
Não deixe de descobrir as maravilhas guardadas no Museu de Arte Sacra e no Museu Arqueológico e Etnográfico de Fuerteventura.
1. Sentir o Sol: Os ventos alísios, a corrente do Golfo e a geografia abençoaram a Gran Canaria com um clima ameno durante todo o ano, tornando-a um soberbo destino de férias a curta distância do continente europeu. As temperaturas médias são muito estáveis ao longo das estações, variando entre os 26 ºC e 28 ºC no Verão e os 22 ºC e 24 ºC nos meses de Inverno.
No cimo da ilha, é possível encontrar a povoação de Tejeda, um pequeno lugar onde pode ver o imponente Roque Nublo, bem como a paisagem lunar que o rodeia.
A não perder: o Museu e o Parque Arqueológico Cueva Pintada,
em Gáldar, as praias de Las Canteras, localizadas no centro da capital, as
estreitas ruas do antigo bairro de Vegueta, com mais de 500 anos, as dunas de Maspalomas,
um extenso mar de areia dourada, os belos pores-do-sol, a povoação de Teror e a
Caldeira de Bandama.
As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol localizado no Oceano Atlântico constituído por 7 ilhas: La Palma, El Hierro, La Gomera, Tenerife, Gran Canária, Fuerteventura e Lanzarote. As principais cidades são Las Palmas de Gran Canária e Santa Cruz de Tenerife.
De origem vulcânica, possuem um clima subtropical, o que faz com que tenham uma grande variedade biológica. Possuem patrimónios naturais da humanidade, parques e reservas biológicas protegidas. O difícil é escolher o que fazer porque as ilhas Canárias têm um clima ameno com verões agradáveis e invernos muito suaves, sendo possível encontrar muitas opções para umas férias inesquecíveis.
A cabra, o porco, a vitela, o frango e o coelho são os animais mais utilizados na confeção de pratos culinários. Quanto ao peixe, destaque para a garoupa, o cherne e o atum. Quem visita estas ilhas não pode deixar de degustar os enyesques, espécie de petiscos com alimentos muito variados como azeitonas temperadas. Também não pode deixar de experimentar uma enorme variedade de queijos que vai dos moles, aos curados e semicurados, passando pelos queijos da Cumbre e o queijo de flor.
As ilhas Canárias adaptam-se ao gosto de todos, devido à enorme variedade de praias que vão da areia escura, vulcânica, à areia muito clara e fina, uma oferta variada de desportos náuticos como vela, pesca desportiva em alto mar, surf, windsurf e mergulho. Tem uma animada vida diurna e noturna, muitos museus, festas e cultura. As feiras são uma tentação para os turistas que gostam de levar artesanato e outros produtos consigo.
As ilhas estão preparadas para receber o turismo rural, urbano, ativo, de lazer e de reuniões, sendo o golf um desporto com uma forte procura.
As ilhas Canárias têm a capacidade de surpreender todos os que as visitam pela facilidade de adaptação às necessidades de quem procura este destino como local de férias. A outra grande facilidade é a proximidade de Portugal.